Como usar o design thinking como estratégia de marketing para potencializar um negócio?

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Num mundo com cada vez mais mudanças e transformações, é preciso ser ágil para acompanhar a realidade de consumo e de mercado. Por isso, diversas empresas, grandes e pequenas, adotam estratégias e metodologias que possibilitam atender às necessidades e às demandas sempre mais exigentes e fugazes. Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão estratégica, cria estratégias personalizadas para o cliente, com um método próprio através de metodologias ágeis e inovadoras para aplicar no ambiente corporativo e alavancar os planos e metas das organizações atendidas, aliando o design thinking com o marketing. 

“O design thinking é um processo mental dividido em etapas, o qual podemos usar em qualquer área. Em meu trabalho com as empresas, adapto para o marketing. A ideia é combinar essa metodologia ágil para chegar a um produto que o consumidor vá consumir, que ele deseje e precise desse, que tenha necessidade desse produto ou serviço, que atenda às suas necessidades, que seja algo inovador mesmo”, explica Jéssica. De acordo com ela, o desafio das empresas é justamente estudar o mercado, entender os problemas e necessidades para construir soluções comercializáveis. “É nesse momento que o design thinking e o marketing se entrelaçam.” 

Jéssica explica que, da mesma maneira que não é possível usar a abordagem do design thinking sem ouvir o mercado, fazer pesquisa, entender o cliente e seu perfil, com o marketing é a mesma coisa. “É preciso olhar para o mix de produtos e ver se atende as expectativas e dores do cliente. Se sim, como podemos alcançar mais clientes? Se não, o que precisamos melhorar. Nesse sentido, o marketing anda junto com o design thinking não exatamente para pensar em coisas mirabolantes, mas para atender o mercado”, ressalta a especialista.

Através da abordagem do design thinking, o marketing utiliza ferramentas para alinhar expectativas e pensamentos do público com o que realmente uma marca, um produto ou um serviço oferece. “É essa a grande missão: alinhar as referências, por meio de uma abordagem aplicada às demandas e necessidades, criando soluções criativas e inovadoras para os problemas do marketing”, afirma Jéssica. “Dentro de uma empresa, de um negócio, é importante ter um ambiente que estimule a criatividade e as novas ideias, a fim de que os colaboradores ajudem a pensar em soluções criativas para os produtos e serviços ofertados. E isso inclui o marketing”, completa.

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