Como Implementar Estratégias Ágeis para o Sucesso Empresarial
07 Ago 2024
O consumo triplicado de produtos com pistache entre 2022 e 2024 no Brasil não é uma coincidência, mas uma estratégia de mercado muito bem definida, incentivada pelos Estados Unidos, um dos maiores produtores da semente no mundo. A explosão de itens com a matéria-prima nas prateleiras de supermercados, cafeterias e docerias também pode ser uma excelente oportunidade a empreendedores e empresários que trabalham com a oleaginosa, de modo especial na culinária e gastronomia. Principalmente em relação a um princípio base do consumo: vender o que o consumidor quer comprar. A avaliação é de Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão estratégica.
“Ao identificar as necessidades de um público consumidor ou entender a onda de consumo de uma determina época, o mercado pode potencializar suas vendas e faturar alto”, afirma Jéssica. De acordo com ela, o princípio vale para qualquer produto. “Hoje estamos vendo isso com o pistache, mas a cada época um produto vira moda e ajuda a elevar as vendas”, ressalta. Em três anos, de 2022 a 2024, o consumo do pistache no Brasil saltou de 350 toneladas para 1 mil toneladas, fruto de algumas estratégias de marketing dos norte-americanos como criação de uma associação, participação em eventos internacionais, parceria com chefs renomados e influenciadores digitais ao redor do mundo, o que faz a demanda crescer junto com a alta oferta gerada pelos EUA.
A partir daí, pode-se ver o pistache em tudo: ovos de Páscoa, tortas, pavê, brownie, barra de chocolate, trufas, macarrons, pães e doces diversos. Até mesmo o Dia do Pistache e o Festival do Pistache foram criados para celebrar os produtos que levam a semente entre os ingredientes. “Utilizar-se de tendências globais pode ser um diferencial competitivo para os pequenos comerciantes. Quem entende o novo comportamento e disponibiliza mais rápido produtos que sigam essa tendência tem mais chance de sair na frente dos concorrentes e aumentar o faturamento”, explica Jéssica. Entretanto, segundo a especialista, é preciso fazer isso com planejamento. “Não adianta sair por aí comprando a matéria-prima. É preciso desenvolver um produto que tenha apelo comercial.”
Jéssica aponta alguns princípios de mercado a empreendedores e empresários que optam por seguir a tendência de mercado. “Aproveitar a alta demanda por um produto pode ser ótimo para os negócios, principalmente se combinada com aquilo que o cliente gosta e busca. Evitar criar produtos a todo custo para não ficar de fora é importante, pois evita gastos desnecessários e desperdício”, ressalta a especialista. Para isso, é necessário e fundamental estar antenado no próprio segmento de mercado para aproveitar as ondas de novidades e conhecer bem o cliente para construir uma oferta atraente e com uma comunicação eficaz. “Esse processo ajuda a gerar valor no produto a ser vendido.”
07 Ago 2024
05 Fev 2025
19 Fev 2025
08 Mar 2025
17 Mar 2025
31 Mar 2025
07 Abr 2025
17 Abr 2025
06 Mai 2025
27 Mai 2025
12 Jun 2025