Qual o segredo de uma marca de sucesso? Especialista aponta planejamento como solução

https://codie.blob.core.windows.net/codie/lfmzkakq.uhh.jpg

As empresas de tecnologia dominam os rankings globais de valor de marca. Segundo o relatório Kantar BrandZ Global 2025, Apple (US$ 1,29 trilhão), Microsoft (US$ 884,8 bilhões), Google (US$ 944,1 bilhões) e Amazon (US$ 866,1 bilhões) lideram o top 4 mundial. No Brasil, o ranking da Interbrand traz Itaú (R$ 46,9 bilhões), Bradesco (R$ 27 bilhões), Skol (R$ 18,9 bilhões) e Brahma (R$ 13,7 bilhões) entre as mais valiosas. O que todas essas marcas têm em comum? De acordo com Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão estratégica, planejamento é o segredo.

“É difícil ter uma fórmula mágica que funcione para todas as marcas, mas o planejamento estratégico é indispensável. Ele envolve desde o entendimento do produto e seu diferencial, até a definição do posicionamento, do canal de venda e da divulgação adequada para o público certo”, explica Jéssica. Para definir a quem se dirige o produto ou o serviço oferecido, é necessário planejamento. “Empresas que ignoram o planejamento e atiram para todos os lados geralmente desperdiçam recursos. Saber com quem se fala é essencial para melhorar a performance comercial”, alerta.  É necessário mapear o público ideal (persona), identificar um nicho de atuação, desenvolver uma identidade visual coerente e investir em estratégias de comunicação multicanal.

Outro ponto fundamental é a construção de uma proposta de valor clara, que gere diferenciação e conexão com o consumidor. Isso inclui desde o cuidado com a experiência do cliente, passando pelo atendimento, até o pós-venda e os processos internos que garantem a consistência dessa entrega. “Marcas que se destacam são aquelas que investem em pessoas e na experiência do cliente, que fazem toda a diferença. Medir, analisar e ajustar continuamente os resultados permite que o marketing seja uma ferramenta de crescimento e não apenas de divulgação”, conclui.

    

Destaques

https://codie.blob.core.windows.net/codie/bmzlah5d.yvz.png

07 Ago 2024

https://codie.blob.core.windows.net/codie/pilihtha.gog.jpg

05 Fev 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/uulif3fm.q1h.jpg

19 Fev 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/go4nhnqg.f4w.jpg

08 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/ve0cbn1x.sgr.jpg

17 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/1rhf1h0k.nxt.jpg

31 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/4cqjqfg1.aer.jpg

07 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/wmr25bjg.rrf.jpg

17 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/gmg0w2h3.ifv.jpg

28 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/5fcvwz5t.snu.jpg

06 Mai 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/1iq0imjp.gfn.jpg

27 Mai 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/jzxqme5d.0vg.jpg

29 Jun 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfffzzgd.z4o.jpg

04 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfop5r21.gzc.jpg

11 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/0rbd33zg.woq.jpg

18 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfjyxx3s.dtg.jpg

08 Set 2025

Quero receber uma
mensagem!