Como Implementar Estratégias Ágeis para o Sucesso Empresarial
07 Ago 2024
A queda de 34% no consumo de bebidas alcoólicas fora do lar no primeiro trimestre de 2025, no Brasil, conforme apontam dados do estudo Consumer Insights, da Worldpanel, é um forte indicador para a mudança de estratégias de vendas de marcas e empresas. Quem aponta isso é Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, da Forward. Criar drinques sem álcool ou diversificar o catálogo de bebidas, além de ações para atingir o público que continua consumindo esse tipo de produto em casa, são algumas das alternativas para manter as vendas aquecidas conforme a necessidade de cada público.
O estudo indica que a Geração Z e os Baby Boomers são os responsáveis pela redução, respectivamente 31% e 32% em cada faixa geracional. Por outro lado, os Millennials tiveram um crescimento de consumo de bebidas não alcoólicas, cerca de 15,2%, em sintonia com um comportamento mais pensado no bem-estar. “Realmente há uma mudança no comportamento da geração mais nova, que tem buscado produtos e serviços que tenham um apelo maior à saúde, ao bem-estar, ao ecológico, ao sustentável. Essa geração é a que viu que o cigarro causa câncer, que beber demais causa acidentes, que esses hábitos não saudáveis têm consequências”, observa Jéssica. De acordo com ela, as bebidas alcoólicas entram nesse rol de produtos não saudáveis com agravantes se consumidos em excesso.
Do ponto de vista do empresário, é preciso estar atento. “Existem comportamentos que não temos como lutar contra nem ignorar. Ao contrário, é preciso encontrar alternativas para se manter no mercado, aproveitando ondas de mudanças de comportamento e consumo para que o negócio prospere e seja sustentável”, avalia a especialista. Entre as alternativas está criar drinques sem álcool. E oferecer produtos como cervejas e vinhos zero álcool. “Grandes marcas como Heineken, Estrela Galícia, Budweiser, Stella Artois, entre outras, já entenderam que a geração mais nova busca saúde e lançou suas cervejas zero álcool”, exemplifica Jéssica.
Algumas empresas vão além. Existem drinques no mercado que são veganos, livres de glúten, com baixa caloria e zero álcool. Na opinião de Jéssica, essas novidades têm o objetivo de conquistar clientes que são mais seletivos. Por outro lado, é preciso estar atento à geração que continua consumindo álcool, mas prefere fazê-lo no conforto de casa. “Nota-se que a geração Baby Boomer tem preferido ficar em casa, pela comodidade. Isso revela que as empresas devem apostar no delivery, em serviços que levem seus produtos ao conforto da casa das pessoas.”
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