Conheça 10 tipos de inovação além da tecnologia para seu negócio

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Para um negócio, qualquer que seja, manter-se competitivo e crescer, sendo relevante no mercado, é preciso inovar. Essa é a avaliação de Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, da Forward. De acordo com ela, a inovação deve acontecer independentemente do tamanho da empresa, seja pequena ou grande, seja apenas uma ideia, com um negócio em crescimento ou com uma corporação madura e consolidada no mercado. Até mesmo se a empresa estiver passando por momentos difíceis é importante ter foco em inovação. 

“A inovação se encaixa em qualquer momento de uma empresa. Muitas vezes tida como ligada à tecnologia, à robótica ou à inteligência artificial, a inovação nada mais é do que resolver um problema, criar soluções e atender a uma necessidade que ainda não foi atendida”, afirma Jéssica, que é uma das palestrantes do evento M.Experience, na próxima sexta-feira (22), no Village Eventos, em Cambé. A especialista falará sobre os dez tipos de inovação muito além do digital. “A inovação ganha notoriedade por oferecer soluções inteligentes e simples aos problemas mais complicados e complexos. Só se inova quando se tem empatia, quando se escuta a necessidade do cliente e do público. E se atende essa necessidade, resolvendo o problema.” 

Configuração
Jéssica explica que o conceito dos dez tipos de inovação está fundamentado nas teorias de Larry Keeley e Ryan, divididos em três categorias: configuração, oferta e experiência. “A parte de configuração tem a ver com os trabalhos internos do empreendimento, com o sistema de negócios. É, por exemplo, como identificar uma nova forma de converter as propostas de valor em fonte de receita”, exemplifica a especialista. O modelo de assinatura de carros é uma inovação não necessariamente tecnológica que está ligada ao sistema de negócio. 

Dentro da categoria configuração, Jéssica aponta a rede de parcerias como uma maneira de inovar. “Conectar parceiros doo setor em que os serviços se complementem ajuda a expandir os respectivos negócios”, diz. Um exemplo disse é a Natura, que tinha um departamento de produto e desenvolvimento com 250 funcionários e decidiu se conectar com 25 universidades do mundo para desenvolver pesquisas, potencializando o número de pessoas que estão pensando nos produtos da empresa. Nessa categoria ainda existe a linha de estrutura, que é como organizar e alinhar os talentos e ativos. “Já as inovações de processos envolvem atividades e operações que produzem os principais produtos e serviços ofertados por uma empresa.” 

Oferta
Na categoria oferta, a especialista aponta a inovação no desempenho do produto. “É sobre desenvolver características diferenciadas e de funcionalidade, desde abranger os atributos, atualizações, extensões, assim como simplificar, facilitar o uso de determinado produto, pensar na sustentabilidade, customização, entre outras especificações.” Jéssica observa que a categoria oferta traz ainda o sistema de produto, sobre como criar produtos complementares. “É uma forma de associar e agrupar determinados de produtos e serviços a fim de criar um sistema robusto e escalonável. Isso também é inovação.” O exemplo é a Microsoft, que vendia produtos de maneira individual e passou a agrupá-los no pacote Office. 

Experiência
Inovar em experiência, segundo Jéssica, é apoiar e ampliar o valor dos serviços e produtos. “Isso garante o aumento da utilidade, do desempenho, tornando o produto mais fácil de se experimentar, de usar, de apreciar. São inovações que revelam os atributos e as funcionalidades, que corrigem problemas e amenizam os atritos do cliente com a marca.” Entre os exemplos estão melhoria do uso de um produto, plano de manutenção, suporte ao cliente, informações e instruções, as garantias e proteções. Mas, também é importante ressaltar a relação com a marca dentro da experiência. “Inovação de marca é uma maneira de aumentar o reconhecimento, de ser lembrado pelos clientes e fazer com que eles escolham essa marca”, diz. 

Por fim, a especialista elenca a inovação que diz respeito ao envolvimento do cliente. “É como estimular interações que geram conexões significativas entre o cliente e a empresa, fazendo com que essas interações sejam memoráveis, gratificantes, prazerosas e até mesmo mágicas”. Entre os exemplos estão ações em redes sociais ou ativações de marca em eventos. “Cada empresa precisa olhar para os tipos de inovação e entender qual é mais importante para o negócio, combinar e fortalecer ações que tornem o produto ou serviço mais competitivo e sustentável. 

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