Como Implementar Estratégias Ágeis para o Sucesso Empresarial
07 Ago 2024
Para um negócio, qualquer que seja, manter-se competitivo e crescer, sendo relevante no mercado, é preciso inovar. Essa é a avaliação de Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, da Forward. De acordo com ela, a inovação deve acontecer independentemente do tamanho da empresa, seja pequena ou grande, seja apenas uma ideia, com um negócio em crescimento ou com uma corporação madura e consolidada no mercado. Até mesmo se a empresa estiver passando por momentos difíceis é importante ter foco em inovação.
“A inovação se encaixa em qualquer momento de uma empresa. Muitas vezes tida como ligada à tecnologia, à robótica ou à inteligência artificial, a inovação nada mais é do que resolver um problema, criar soluções e atender a uma necessidade que ainda não foi atendida”, afirma Jéssica, que é uma das palestrantes do evento M.Experience, na próxima sexta-feira (22), no Village Eventos, em Cambé. A especialista falará sobre os dez tipos de inovação muito além do digital. “A inovação ganha notoriedade por oferecer soluções inteligentes e simples aos problemas mais complicados e complexos. Só se inova quando se tem empatia, quando se escuta a necessidade do cliente e do público. E se atende essa necessidade, resolvendo o problema.”
Configuração
Jéssica explica que o conceito dos dez tipos de inovação está fundamentado nas teorias de Larry Keeley e Ryan, divididos em três categorias: configuração, oferta e experiência. “A parte de configuração tem a ver com os trabalhos internos do empreendimento, com o sistema de negócios. É, por exemplo, como identificar uma nova forma de converter as propostas de valor em fonte de receita”, exemplifica a especialista. O modelo de assinatura de carros é uma inovação não necessariamente tecnológica que está ligada ao sistema de negócio.
Dentro da categoria configuração, Jéssica aponta a rede de parcerias como uma maneira de inovar. “Conectar parceiros doo setor em que os serviços se complementem ajuda a expandir os respectivos negócios”, diz. Um exemplo disse é a Natura, que tinha um departamento de produto e desenvolvimento com 250 funcionários e decidiu se conectar com 25 universidades do mundo para desenvolver pesquisas, potencializando o número de pessoas que estão pensando nos produtos da empresa. Nessa categoria ainda existe a linha de estrutura, que é como organizar e alinhar os talentos e ativos. “Já as inovações de processos envolvem atividades e operações que produzem os principais produtos e serviços ofertados por uma empresa.”
Oferta
Na categoria oferta, a especialista aponta a inovação no desempenho do produto. “É sobre desenvolver características diferenciadas e de funcionalidade, desde abranger os atributos, atualizações, extensões, assim como simplificar, facilitar o uso de determinado produto, pensar na sustentabilidade, customização, entre outras especificações.” Jéssica observa que a categoria oferta traz ainda o sistema de produto, sobre como criar produtos complementares. “É uma forma de associar e agrupar determinados de produtos e serviços a fim de criar um sistema robusto e escalonável. Isso também é inovação.” O exemplo é a Microsoft, que vendia produtos de maneira individual e passou a agrupá-los no pacote Office.
Experiência
Inovar em experiência, segundo Jéssica, é apoiar e ampliar o valor dos serviços e produtos. “Isso garante o aumento da utilidade, do desempenho, tornando o produto mais fácil de se experimentar, de usar, de apreciar. São inovações que revelam os atributos e as funcionalidades, que corrigem problemas e amenizam os atritos do cliente com a marca.” Entre os exemplos estão melhoria do uso de um produto, plano de manutenção, suporte ao cliente, informações e instruções, as garantias e proteções. Mas, também é importante ressaltar a relação com a marca dentro da experiência. “Inovação de marca é uma maneira de aumentar o reconhecimento, de ser lembrado pelos clientes e fazer com que eles escolham essa marca”, diz.
Por fim, a especialista elenca a inovação que diz respeito ao envolvimento do cliente. “É como estimular interações que geram conexões significativas entre o cliente e a empresa, fazendo com que essas interações sejam memoráveis, gratificantes, prazerosas e até mesmo mágicas”. Entre os exemplos estão ações em redes sociais ou ativações de marca em eventos. “Cada empresa precisa olhar para os tipos de inovação e entender qual é mais importante para o negócio, combinar e fortalecer ações que tornem o produto ou serviço mais competitivo e sustentável.
07 Ago 2024
05 Fev 2025
19 Fev 2025
08 Mar 2025
17 Mar 2025
31 Mar 2025
07 Abr 2025
17 Abr 2025
28 Abr 2025
06 Mai 2025
27 Mai 2025
12 Jun 2025
29 Jun 2025
04 Ago 2025
11 Ago 2025