Como Implementar Estratégias Ágeis para o Sucesso Empresarial
07 Ago 2024
O morango do amor recentemente viralizou de uma maneira meteórica: tão rápido quanto surgiu, desapareceu do desejo dos consumidores. E acabou sendo mesmo apenas uma trend. Diferentemente do pistache, um produto que virou tendência e tem permanecido nas prateleiras constantemente desde que foi estrategicamente introduzido no mercado consumidor. Afinal, qual a diferença de uma trend para uma tendência? Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão ágil, marketing e inovação, da Forward, explica as características de cada uma.
“Basicamente, o pistache precisava ser introduzido no mercado de maneira sustentável. Não era a estratégia vender tudo de uma vez, mas permanecer nas prateleiras para sempre. Então, é uma estratégia menos agressiva, passando por sensibilização, conscientização, parcerias, conteúdo e propaganda, levando tempo para se consolidar”, afirma Jéssica, que se refere a um consumo triplicado do pistache entre 2022 e 2024, com uma estratégia de consumo muito bem definida pelos Estados Unidos, um dos maiores produtores da semente no mundo. Não foi à toa a explosão de itens com a matéria-prima em supermercados, cafeterias e docerias, além de empreendedores e empresários que trabalham com a oleaginosa.
Após consolidar a tendência, o passo seguinte é a enxurrada do produto. “Foi uma avalanche de pistache em tudo quanto era vitrine: padaria, restaurante, supermercado, delivery, festas, eventos”, ressalta Jéssica. Diferentemente do morango do amor. “Já o morango, é um produto estabelecido no mercado. Os consumidores conhecem a fruta muito bem. Entretanto, provavelmente perdeu espaço, talvez para o pistache. Era necessário, então, estimular o consumo do morango. Nesse contexto é que surge a trend do morango do amor”, explica a especialista.
O fenômeno ganhou força e se tornou viral no Brasil entre junho e julho de 2025 ao potencializar o desejo de consumo de um doce que consiste em um morango fresco envolvido em um brigadeiro branco e coberto com uma calda de caramelo vermelho que se torna uma casca crocante. Embora o item já exista há alguns anos, explodiu nas redes sociais, impulsionando vendas e inflacionando a fruta. “O ciclo de vida do morango do amor foi meteórico, estourou o consumo e já deixou de ser moda. Houve um desejo tão intenso que não se sustentou”, exemplifica Jéssica.
De acordo com ela, empresários e empreendedores devem olhar para seus negócios e enxergar que tipo de produto ou serviço oferecem e que tipo de estratégia deve ser definida. “Pode ser que seja necessário educar o mercado em relação a um produto ou serviço. E isso leva mais tempo para que o mercado aprenda a consumir e dar valor. Por outro lado, há situações em que é preciso potencializar uma venda, daí a necessidade de lançar uma trend para zerar um estoque. É algo que perderá força em seguida, mas se faz necessário”, orienta a especialista.
07 Ago 2024
05 Fev 2025
19 Fev 2025
08 Mar 2025
17 Mar 2025
31 Mar 2025
07 Abr 2025
17 Abr 2025
28 Abr 2025
06 Mai 2025
27 Mai 2025
12 Jun 2025
29 Jun 2025
04 Ago 2025
11 Ago 2025
18 Ago 2025