Pistache: estratégias multicanais de marketing transformam tendências em consumo

https://codie.blob.core.windows.net/codie/5fcvwz5t.snu.jpg

Ter um produto em alta no mercado não é suficiente para garantir as vendas. Para surfar a onda da moda com mais eficácia, as empresas e o comércio precisam desenvolver estratégias multicanais para ajudar a potencializar o consumo. Quem afirma é Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão e marketing estratégico. Um exemplo disso é o pistache, que em três anos saltou de 350 toneladas para 1 mil toneladas no país, fruto de algumas estratégias de marketing, desde a criação de uma associação, data comemorativa, festival do pistache, participação em eventos internacionais, parceria com chefs renomados e influenciadores digitais. 

“Os empresários e indústrias precisam mostrar para o consumidor que o produto existe e como é possível utilizar ou consumir este produto. No caso do pistache, é preciso conectá-lo à culinária, à gastronomia, aos restaurantes, às confeitarias, além de gerar demanda e engajamento com o consumidor final, através de reportagens em rádio, televisão, jornal e ações com influenciadores que falam sobre gastronomia, saúde e estilo de vida”, afirma Jéssica. De acordo com a especialista, ao promover o produto em diversos canais, o consumidor irá procurar pelo item porque vê o produto em tudo quanto é lugar. “Porque ele viu na internet, num evento, viu um chefe famoso sair na TV ou no jornal falando sobre como usar o pistache, que o pistache é isso e aquilo”, exemplifica. 

Além disso, para que se tenha uma eficácia na promoção do produto, Jéssica indica que os comerciantes realizem uma análise de mercado sobre aquele determinado produto. “A gente usa instrumentos e ferramentas para olhar para dentro da empresa, entender quais são as forças existentes, perceber as fraquezas e, depois, olhar para o mundo externo, para o mercado, mapeando quais são as oportunidades e ameaças em relação ao produto”, explica. Nesse sentido, o comerciante poderá focar em um subproduto do pistache que tenha sua identidade e que se conecte com o seu cliente.

Jéssica ressalta que esses exercícios de planejamento ajudam o empresário a equilibrar o produto que está desenvolvendo com a demanda que o mercado está buscando. “Tudo conta na hora de aproveitar a tendência de um novo produto, os comerciantes podem avaliar se o mercado possui poucos players, se tem alta demanda e baixa produção que pode agregar valor e gerar exclusividade, inclusive a região e o clima propícios contribuem para o sucesso de um novo produto”, avalia a especialista.

Destaques

https://codie.blob.core.windows.net/codie/bmzlah5d.yvz.png

07 Ago 2024

https://codie.blob.core.windows.net/codie/pilihtha.gog.jpg

05 Fev 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/uulif3fm.q1h.jpg

19 Fev 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/go4nhnqg.f4w.jpg

08 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/ve0cbn1x.sgr.jpg

17 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/1rhf1h0k.nxt.jpg

31 Mar 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/4cqjqfg1.aer.jpg

07 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/wmr25bjg.rrf.jpg

17 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/gmg0w2h3.ifv.jpg

28 Abr 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/1iq0imjp.gfn.jpg

27 Mai 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/lfmzkakq.uhh.jpg

12 Jun 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/jzxqme5d.0vg.jpg

29 Jun 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfffzzgd.z4o.jpg

04 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfop5r21.gzc.jpg

11 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/0rbd33zg.woq.jpg

18 Ago 2025

https://codie.blob.core.windows.net/codie/dfjyxx3s.dtg.jpg

08 Set 2025

Quero receber uma
mensagem!