Como Implementar Estratégias Ágeis para o Sucesso Empresarial
07 Ago 2024
Ter um produto em alta no mercado não é suficiente para garantir as vendas. Para surfar a onda da moda com mais eficácia, as empresas e o comércio precisam desenvolver estratégias multicanais para ajudar a potencializar o consumo. Quem afirma é Jéssica Fahl Ribeiro, especialista em gestão e marketing estratégico. Um exemplo disso é o pistache, que em três anos saltou de 350 toneladas para 1 mil toneladas no país, fruto de algumas estratégias de marketing, desde a criação de uma associação, data comemorativa, festival do pistache, participação em eventos internacionais, parceria com chefs renomados e influenciadores digitais.
“Os empresários e indústrias precisam mostrar para o consumidor que o produto existe e como é possível utilizar ou consumir este produto. No caso do pistache, é preciso conectá-lo à culinária, à gastronomia, aos restaurantes, às confeitarias, além de gerar demanda e engajamento com o consumidor final, através de reportagens em rádio, televisão, jornal e ações com influenciadores que falam sobre gastronomia, saúde e estilo de vida”, afirma Jéssica. De acordo com a especialista, ao promover o produto em diversos canais, o consumidor irá procurar pelo item porque vê o produto em tudo quanto é lugar. “Porque ele viu na internet, num evento, viu um chefe famoso sair na TV ou no jornal falando sobre como usar o pistache, que o pistache é isso e aquilo”, exemplifica.
Além disso, para que se tenha uma eficácia na promoção do produto, Jéssica indica que os comerciantes realizem uma análise de mercado sobre aquele determinado produto. “A gente usa instrumentos e ferramentas para olhar para dentro da empresa, entender quais são as forças existentes, perceber as fraquezas e, depois, olhar para o mundo externo, para o mercado, mapeando quais são as oportunidades e ameaças em relação ao produto”, explica. Nesse sentido, o comerciante poderá focar em um subproduto do pistache que tenha sua identidade e que se conecte com o seu cliente.
Jéssica ressalta que esses exercícios de planejamento ajudam o empresário a equilibrar o produto que está desenvolvendo com a demanda que o mercado está buscando. “Tudo conta na hora de aproveitar a tendência de um novo produto, os comerciantes podem avaliar se o mercado possui poucos players, se tem alta demanda e baixa produção que pode agregar valor e gerar exclusividade, inclusive a região e o clima propícios contribuem para o sucesso de um novo produto”, avalia a especialista.
07 Ago 2024
05 Fev 2025
19 Fev 2025
08 Mar 2025
17 Mar 2025
31 Mar 2025
07 Abr 2025
17 Abr 2025
28 Abr 2025